About

Os convidados para o Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo



 

Prof. Dr. JOÃO MARTINS LADEIRA

João Martins Ladeira é bolsista de pós-doutorado Capes/PNPD do PPGCOM/Unisinos. Doutor em Sociologia pelo Iuperj (2009), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminense (2001). É pesquisador associado ao Grupo Cepos/Unisinos e Netsal/Iesp.






Prof. Dr. MARTÍN A. BECERRA

Martin Becerra é um especialista em mídia, economia das indústrias culturais e convergência digital. Doutor em Ciências de Comunicação da U. Autónoma de Barcelona, ​​Master of Science em Comunicação pela U. Autónoma de Barcelona e uma licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade de Buenos Aires.  Ele é professor da Universidade Nacional de Quilmes e da Universidade de Buenos Aires pela concorrência. Pesquisador independente do CONICET.  Leciona nos cursos de pós-graduação em universidades na Argentina e no exterior, um consultor para agências governamentais e ONGs nacionais e estrangeiras. Autor de livros sobre estrutura e concentração dos meios de comunicação na América Latina (com William Mastrini publicou "Os donos da palavra", publicado pela Prometheus em 2009 e "magnatas da mídia", publicado pela Prometheus em 2006) e da política comunicação ("Sociedade da Informação, projeto de convergência, divergência," editado por Norma em 2003).  Colabora regularmente em jornais e revistas em suporte de mídia digital, etc. Ele escreveu o prefácio do livro de James O'Donnell "ArgenLeaks", editado pela Sudamericana em 2011. Sua produção jornalística está disponível no Quipu blog (http://mbecerra.blog.unq.edu.ar).


Profº Dr.  CARLOS FRANCISCATO

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), especialização em Ciência Política pela PUC/RS (1991), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003). É professor Associado 1 da Universidade Federal de Sergipe. Atuou como presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor (2007-2011). Atualmente é coordenador do Mestrado acadêmico em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, teoria do jornalismo, jornalismo online, pesquisa aplicada e história do jornalismo. 


Prof. Dr. SOLIMAR DE OLIVEIRA LIMA

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1985), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Professor associado da Universidade Federal do Piauí, no Departamento de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em História e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Pesquisa escravidão colonial e relações de trabalho contemporâneas, possuindo também experiência acadêmica e profissional na área de Política Social, com ênfase em trabalho e renda, economia solidária e políticas de promoção de igualdade étnico-racial. Pesquisador com militância em Movimentos Sociais e Direitos Humanos.


Prof. Dr. LUCIANO CORREIA

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Economia e Relações Internacionais pela Universidade de Havana (Cuba), mestre em Ciências da Comunicação e doutorando na mesma área pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS). Foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, repórter da Tribuna de Aracaju, editor de política do Jornal de Sergipe e colaborador do alternativo Folha da Praia. Trabalhou na rádio Delmar FM e coordenou a implantação da CBN em Aracaju. Foi assessor de comunicação da Universidade Estadual de Maringá (PR) e da Secretaria de Comunicação Social do Governo de Sergipe. Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (1993-1996) e atualmente da Universidade Federal de Sergipe. Foi editor e repórter da TV Sergipe (Rede Globo-1986-1990) e diretor de jornalismo da TV Difusora do Maranhão (afiliada Rede Globo e depois SBT) e âncora do programa Contraponto, na TV Caju (2011-2005), canal por assinatura da operadora Lig TV (atual Sim). É autor de vários vídeos, dentre os quais Canudos, sol e pó (TV Aperipê: 1996), exibido em rede nacional pela antiga Rede Brasil (TVE-RJ) e disponível no youtube, sobre os 100 anos do final da guerra de Canudos. Publicou também o livro Jornalismo e espetáculo: o mundo da vida nos canais midiáticos (Aracaju: Banese, 2007).



          
Profª Drª  JACQUELINE LIMA DOURADO

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1989), Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009). Chefe de Departamento e professora da Universidade Federal do Piauí É Pesquisadora da Intercom do GP:" Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina", do grupo CEPOS, Secretária -Geral da ULEPICC - Brasil ( biênio 2008/2010). É professora do mestrado em Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí - PPGCOM/UFPI e  coordena atualmente o Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM/ UFPI).



Prof. Ms. CARLOS JORGE BARROS MONTEIRO

É um dos pioneiros na pesquisa do assunto no Brasil. Nascido em Caxias, Ma, aos 15 anos mudou-se para Teresina, onde viveu até os 26 anos. Estudou no Liceu Piauiense. Iniciou Geografia e Jornalismo na UFPI, concluindo o segundo curso na Unesp – Universidade Estadual Paulista, quando se transferiu para aquele estado, em 1993,indo trabalhar em uma emissora afiliada da extinta TV Manchete. Passou também pela TV Globo, TV São Paulo Centro e Canal Universitário de São Paulo. Aqui, trabalhou na TV Timon, hoje Meio Norte, foi diretor de imagens TV Antena 10, Agência Freela e também integrou a equipe de TV que fez a campanha a prefeito, em 1992, do ex-prefeito Wall Ferraz. Em 1998, foi responsável pelo projeto e implementação do canal legislativo da TV Câmara de Bauru, em São Paulo. “A base da minha formação profissional foi Teresina”, afirma Monteiro. Carlos Jorge Barros Monteiro é jornalista e professor universitário. Faz doutorado em comunicação na Universidade Metodista de São Paulo e cursa graduação em Gestão de Políticas Públicas, na USP – Universidade de São Paulo.