About


Sobre a UFPI


A Universidade Federal do Piauí é uma instituição federal de Ensino Superior sediada na cidade de Teresina – Estado do Piauí e campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. A Instituição é financiada com recursos do Governo Federal e suas agências  de  fomento  ao  ensino, pesquisa e extensão. A UFPI foi fundada em 01 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado – Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.
Com uma gestão ousada e  pautada no fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização, a UFPI cresceu em todos os indicadores e tem se mostrado cada vez mais competitiva junto às demais universidades do País. O número de alunos matriculados nos cinco campi saltou de 13 mil em 2004 para 20.714 em 2011. O número de vagas passou de 2.345 (2004) para 5.954 em 2012.
Conheça seguir os principais indicadores que fazem a Universidade Federal do Piauí a melhor instituição de ensino superior do Estado.

ENSINO
A UFPI oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão, médio e profissionalizante na modalidade presencial e, graduação e extensão, na modalidade à distância.

Graduação
A instituição possui 99 cursos de graduação nas seguintes modalidades:  Bacharelado e Licenciatura. O Bacharelado tem por objetivo a formação de profissionais capacitados ao  exercício da profissão. A Licenciatura tem por objetivo formar professores habilitados para atuar na Educação Básica. Compete à  Pró-Reitoria  de  Ensino  de  Graduação  (PREG) o planejamento, coordenação, execução e avaliação das  atividades de ensino de graduação.

Pós-Graduação
A universidade oferece cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (em nível de Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (modalidades: Especialização, Residência Médica e Residência Médico-Veterinária). São 28 cursos de Mestrado (27 acadêmicos e um profissional), quatro cursos de Doutorado (três acadêmicos, um associado e um em rede) e 16 programas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em diversas áreas. Para conhecer todos os programas de mestrado acesse aqui. E para saber mais sobre o Dinter clique aqui. Em 2011, a instituição somava 822 estudantes matriculados em mestrado e doutorado e 290 bolsas de estudos. 

PESQUISA
Através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a universidade investe em vários projetos de pesquisa em áreas estratégicas  da  Ciência,  Tecnologia  e  Inovação que envolvem  áreas  temáticas como: Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologias de Alimentos, Biocombustíveis, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos naturais, Arqueologia e Insumos para Saúde.

Na UFPI, os graduandos têm oportunidade de desenvolver pesquisas através dos seguintes programas de iniciação científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nas Ações Afirmativas (AF) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV), além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), fomentadas pelo  Conselho  Nacional de  Desenvolvimento  Científico  e Tecnológico, do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq) e pela própria Universidade. Em 2011, foram concedidas aos graduandos 450 bolsas em todos os programas de iniciação científica.

EXTENSÃO
A Extensão é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Por meio da articulação das atividades de ensino e pesquisa são planejados e executados programas e projetos, e realizados cursos e eventos em benefício da comunidade.
Com cerca de 158 programas/projetos de extensão, a UFPI conseguiu beneficiar mais de 350 mil pessoas em cinco anos. Só em 2010 foram 106 mil pessoas beneficiadas pelos programas/projetos oferecidos. São 650 professores e 1721 alunos envolvidos.
Os focos de atuação das atividades de Extensão são amplos e envolvem a difusão de tecnologias sociais, assistência a saúde, direitos humanos, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, geração de trabalho e renda, qualidade de vida, atenção à terceira idade e a pessoas com necessidades especiais, juventude, formação continuada e outras ações que possam se delinear a partir de demandas ou de propostas construídas.

INTERNACIONALIZAÇÃO
Através da Assessoria Internacional, a universidade mantém convênios bilaterais assinados com países como Portugal, Itália, Estados Unidos e México que permite o intercâmbio de estudantes de graduação. Desde 2007, cerca de 50 estudantes já foram beneficiados com bolsas de estudos para o exterior.
Os principais programas de intercâmbio são: Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, Bolsas Iberoamericanas e  Ciência Sem Fronteiras.
As Bolsas Luso-Brasileiras e Iberoamericanas permitem mobilidade para Portugal e México, respectivamente. As bolsas são oriundas de parceria com o Banco Santander por meio do Santander Universidades.  
O Programa Ciência sem Fronteiras é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC). O Programa concede bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) e visa estimular o avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade por meio da expansão da mobilidade internacional. Em 2012, cinco estudantes da UFPI devem fazer mobilidade através desse Programa.

PROGRAMAS DE APOIO AO ESTUDANTE
Com o objetivo de facilitar a vida acadêmica e melhorar a qualidade de vida dos estudantes, a UFPI oferece programas e serviços de benefício aos acadêmicos, como Atendimento Odontológico gratuito, Restaurante Universitário – RU, Apoio Psicossocial e Pedagógico à Comunidade Acadêmica, Serviço de Orientação Nutricional e Dietética e Centro Esportivo Universitário – CEU.
Para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, a universidade possui programas que garantem a permanência na instituição, como as bolsas Permanência e Alimentação, e a Residência Universitária. Nesse caso, as inscrições para os benefícios ocorrem duas vezes ao ano. No primeiro semestre, destinam-se aos veteranos e calouros, e no segundo apenas para calouros. O período das inscrições consta no calendário acadêmico.

BIBLIOTECA
O sistema de Bibliotecas da UFPI é composto por uma biblioteca comunitária e nove bibliotecas setoriais. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, localizada no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, conta com 42.695 títulos e 117.566 exemplares.  É a maior biblioteca pública do Piauí. A área total é de 4.194,81 m² e inclui salas de estudos, cabines para estudos individuais, mesas para estudos, salas de projeção, salas de grupos de estudos e xadrez, salas de laboratório para deficientes visuais e espaços para notebooks. O ambiente é climatizado e conta com internet wifi livre.

Visite o Site da UFPI.