Começa o Seminário Internacional de EPJ na UFPI
Veja como foi o primeiro dia do evento
Convidados
Conheça os convidados para o Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo
Teresina
Conheça algumas das belezas da cidade que sediará o Seminário Internacional de Pesquisa em Economia Política do Jornalismo
23:41
Apresentação
Convidamos você para o Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo, que vai acontecer dias 30 e 31 de maio, na Universidade Federal do Piauí. A programação consta de Conferências com estudiosos de Economia Política do Jornalismo reconhecidos em todo o mundo, GTs - onde os participantes podem apresentar seus trabalhos, e Oficinas ministradas por profissionais renomados. Para as conferências já estão confirmados nomes como o do Prof. Dr. João Martins Ladeira (UNISINOS- RS); o Prof. Dr Carlos Franciscato (UFS-SE) e o Prof. Dr. Martin A. Becerra (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina). O Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo é uma realização do Grupo de Pesquisa de Economia Política da Comunicação - COMUM, do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação - NUJOC, e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. A Prof. Dra. Jacqueline Lima Dourado preside a comissão organizadora. Informe-se aqui sobre a programação completa, como se inscrever e como participar dos GTs enviando trabalhos.
21:54
Chamada de Trabalhos
A chamada é aberta a professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estudantes de graduação.
Os resumos devem ser encaminhados até o dia 11 de março de 2012, exclusivamente através dos e-mails dos coordenadores de cada GT.
O envio de artigos completo devem ser encaminhados de 02 a 06 de maio de 2012.
Normas para a inscrição de trabalhos
- Os trabalhos destinados aos Grupos de Trabalho - GTs - deverão ser inéditos, digitados e enviados somente pelo sistema on-line para os e-mails dos dois coordenadores de cada GT. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.
- Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos os autores previamente inscritos no Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo.
- Serão apreciados somente
os trabalhos pertinentes à ementa ou condizentes com o resumo enviado
previamente. Sempre, claro, respeitando o prazo estabelecido para o envio de
trabalhos.
- Cada participante poderá inscrever até, no máximo, dois trabalhos (o participante pode se inscrever em mais de um GT).
- Quando da aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Seminário, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, ao Grupo COMUM (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade) – o direito de reprodução nos arquivos virtuais e/ou impressos do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO (que serão distribuídos e comercializados, em CD-Rom, durante o evento ou posteriormente a ele) e ainda seu respectivo depósito no Repositório Institucional do Grupo de Pesquisa COMUM. http://grupodepesquisacomum-ufpi.blogspot.com/
- Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO.
- O pagamento da inscrição no Seminário assegura ao participante o direito de comparecer aos eventos, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no Seminário. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte ou debatedor em qualquer dos eventos programados, dentro do limite do espaço disponível nas salas onde se realizarão as atividades do Seminário.
FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS:
Clique aqui para fazer o download do arquivo do modelo.
Resumos: O resumo deve ter entre 500 e 1.000 caracteres, deve utilizar espaço 1 entre as linhas, fonte Times New Roman, tamanho 12.
Artigos completos: Edição de texto em MS Word (texto deverá ser formatado para página tamanho A4 (com margens superior e inferior de 2,5 cm, margem esquerda de 3 cm e margem direita de 2 cm). As páginas deverão ser numeradas no rodapé da página e centralizado. Utilizar fonte Times New Roman. Título: corpo 14; subtítulo: corpo 12; texto: corpo 12, citações: corpo 11 e notas de rodapé: corpo 10).
O artigo completo deve vir com o resumo (também na versão em inglês ou espanhol) e Palavras-Chave (Abstract e KeyWords). Depois seguem-se a introdução, o desenvolvimento, conclusão, as referências (de acordo com as normas da ABNT).
O texto deve conter entre 12 a 15 páginas, já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé.
O autor deve redigir seu texto utilizando o modelo elaborado para o Seminário.
14:30
Grupos Temáticos
Grupos Temáticos
GT1: Jornalismo e convergência
Coordenadores:
Profª Drª Maria das
Graças Targino (UESPI).
email: gracatargino@hotmail.com
Profª Esp. Samária
de Araújo Andrade (UESPI).
email:
samaria.andrade@hotmail.com
Ementa: Tem como objetivo estudar as novas
possibilidades de produção jornalística a partir do desenvolvimento das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), num processo de convergência
midiática. Neste contexto, espera-se também análises sobre as novas possibilidades
tecno-estéticas para o conteúdo jornalístico com a implementação da TV digital,
numa perspectiva de aumento de espaços de produção jornalística, para que se
possa entender como as indústrias culturais vêm se apropriando deles para
ampliar a produção de bens culturais mercantilizados. Pretende-se discutir, com
base na Economia Política da Comunicação (EPC), o papel do jornalismo nos
processos contemporâneos de uma sociedade globalmente conectada, em que a
informação é de fundamental importância no aspecto político-econômico e,
consequentemente, para a manutenção do sistema, ao mesmo tempo em que permite
mais brechas para produção de conteúdos alternativos e/ou contra-hegemônicos.
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GT2: Indústrias Midiáticas
Coordenadores:
Prof. Dr. Gustavo
Fortes Said (UFPI)
email:
gsaid@uol.com.br
Profª Ms. Denise Mª Moura da Silva Lopes
email:
denisemariamoura@hotmail.com
Ementa: O objetivo é estudar e analisar o
crescente desenvolvimento da indústria de tecnologias de informação e
comunicação no Brasil e como os grandes grupos comunicacionais passam a atuar
sob esta nova perspectiva, que permite, inclusive, a entrada de novos e mais
fortes concorrentes no mercado de comunicação. Pretende-se ainda reunir
análises da concentração no mercado de comunicação através da formação de
oligopólios que controlam os meios de comunicação de maior recepção do país e
que tende a ser refletido na internet e no mercado de telecomunicações. Esta
realidade gera consequências para a sociedade brasileira, por conta da
tendência a difundir determinados discursos em detrimento de outros, geralmente
ligados a classes oprimidas, que são refletidas de forma estereotipada pelos
grupos midiáticos.
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GT3: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e cidadania
Coordenadores:
Prof. Dr. Solimar de
Oliveira Lima (UFPI).
email:
s.olima@bol.com.br
Prof. Ms. Mª Helena
Almeida de Oliveira (CEUT).
email:
mariahelena.lena@hotmail.com
Ementa: Objetiva fazer uma reflexão sobre o
caráter público da comunicação, entendendo-a como um direito que deve ser
considerado na prática sociopolítica como fundamental a qualquer ser humano. As
Tecnologias da Informação e da Comunicação devem permitir o surgimento de um
espaço de mediação digital para a construção da cidadania. Destaque nos últimos
anos, as mídias sociais geraram e geram alguns impactos sociais enquanto
ambientes de debates públicos de assuntos relevantes, casos de articulações
para protestos – como no caso da Primavera Árabe –, denúncias, reclamações e
difusão de informações sobre e, em menor escala, pelas classes sociais
subjugadas e sem espaço nos meios massivos.